terça-feira, 28 de novembro de 2006

Jogo Limpo



Ou Féír plêi. É aquele código de ética usado em alguns esportes . Todo mundo conhece. Ou conhecia. Mas nos concentremos apenas no popular Football Soccer.
Só este ano, em dois grandes jogos, os jogadores simplesmente ignoraram o Fairplay. Num jogo entre Uruguai e Argentina (se bem que dizem que contra a Argentina pode) e novamente este fim de samana no jogo Santos e Cruzeiro.
Meus a migos me falam da beleza do esporte. E eu nunca consegui enxergá-la. Mas recentemente acabei descobrindo o motivo. Ao ler "A Estrela Solitária", biografia de garrincha escrita por Ruy Castro, vi como era diferente o futebol. E é esse futebol que todo mundo fala. É esse que meus amigos descrevem. É desse eu gosto. Mas vivemos num mundo onde alguns preconceitos são superexpostos (hoje tive tempo de escrever porque é feriado: Dia da Consciência Negra) e outros não são nem percebidos. Exemplo: o Futebol é o esporte da ginga e da generosidade. Será? Atenção amigos! Vocês estão sendo ludibriados pela mídia (como meus comunistas de estimação gostam de dizer). Ginga e generosidade: isso é futebol antigo. Hoje o lance é "jogo de resultados"
A ginga foi oficialmente banida do futebol no dia que um tal corintiano levou um cartão por, pecado mortal no Novo Futebol, DRIBLAR alguém. OHHHHHHH!!!
Por essa lógica garrincha não permaneceria em campo nem um minuto.
Tirar a camisa para comemorar gol? Cartão Nele!!!
Dar uma banana pro Fairplay. Ah isso pode. "Não está nas regras!" diz o comentarista como se fosse a coisa mais natural do mundo.
Também não tem lei que exija que eu não cuspa na cara do sujeito que vem me oferecer bom dia. Não está escrito no elevador "Proibído Peidar". Mas tem aquela plaquinha estúpida - Antes de entrar no elevador verifique se o mesmo encontra-se no local
Esse é o problema. Estamos virando crianças. Bom senso não conta. Se tá escrito que não pode, não pode. Se não tem nada escrito, então pode. É por isso que agora precisamos avisar aos fumantes "Fumar é prejudicial à saúde", aos bêbados "Aprecie com moderação". Daqui a pouco vamos ter avisos: "Pular de Janelas de andares acima do segundo pode causar a morte" ou "Proibido comer de boca aberta".
Hoje o importante é ganhar. Tudo o que não estiver escrito é terra de ninguém. Pois é. Assim as grandes corporações conseguem suas vitórias na justiça. Assim as pessoas passam por cima das outras. Assim se ganham campeonatos. E o futebol deixa de ser aquele esporte que está no imaginário de quem é apaixonado por ele e passa a ser o esporte que eu não gosto.
Exceto NESSE caso

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Muda pra natação. Esse sim é um esporte completo!

9:19 PM  

Postar um comentário

<< Home