segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Claude Lelouch é só aborrecimento


É impressionante a cara de pau desse senhor. Ele faz exatamente o mesmo filme há 40 anos -- desde "Viver Por VIver" e "Um Homem, Uma Mulher". São filmes ocos, com imagens lindas, que, segundo ele próprio, pretendem ser "leves como a vida". Conversa mole. É estelionato artístico mesmo. Devia dar cadeia. Perto de Lelouch, Roger Vadim pode ser considerado "denso".

Mas as mulheres adoram...e por conta disso, tive que assistir a dois filmes recentes de Lelouch no Espaço Unibanco nesse último mês. O primeiro, "Roman De Gare", até que deu para encarar, pois tinha a maravilhosa Fanny Ardant encabeçando o elenco -- e eu confesso que só prestei atenção nela o tempo todo. Já o segundo, "Le Courage D'Aimer", ficou completamente engasgado. Para mim é um mistério como um filme pode ser tão ordinário, e ao mesmo tempo tão charmoso e fotogênico. E apesar de nunca ter visto Paris tão bonita nas telas de cinema quanto em "Le Courage D'Aimer", não acho que isso sirva de atenuante para Lelouch por ter cometido tamanha baboseira a essa altura da vida.

O fato de Claude Lelouch ainda fazer filmes hoje -- e filmes caros, como esses dois -- é, na minha maneira de ver, um insulto ao bom nome que o cinema francês ostenta no mundo todo. Filmes assim me deixam tão irritado que dá vontade de ver qualquer sandice assinada por Jean-Luc Godard. Por pior que seja, pelo menos sei que num filme de Godard sempre vai ter alguma espécie de provocação artística impressa nos fotogramas.

Prefiro isso aos comerciais de tv de 120 minutos de duração que formam a "filmografia" de Claude Lelouch.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Legenda da foto:
- Chiquinho Marques, ó prá ti!

2:48 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu A-M-O Claude Lelouch

3:58 PM  
Blogger Manuel Mann said...

Claude Lelouch é uma graça, e eu não sou.

3:59 PM  
Anonymous Anônimo said...

discordo totalmente... aff... ei, tu assististe "Tem Dias de Lua Cheia?"... primoroso, genial, envolvente... o cara sabe o que fazer com uma camera e sabe entrelacar personagens e imagens com total maestria... e alem disso, quem fala mal de JEAN-LUC GODARD, ao meu ver, bom sujeito nao eh... Godard eh psicodelia total, e, quem nao enxerga isso, eu soh lamento... mas tudo bem, o que seria do azul se todos gostassem do amarelo, nao?... Um Abraco, Jackson Sarda.

7:12 PM  
Blogger CHICO MARQUES said...

É, não vi "Tem Noites de Lua Cheia". Checando a sinopse, parece uma idéia brilhante. Mas o diabo é que Lelouch tem mania de pegar argumentos assim e ficar passeando apenas na superfície dele. Pode até ser que dessa vez ele tenha acertado a mão. Se conseguiu, engulo tudo o que eu disse antes, na boa.

Já no caso de Godard, não vejo nada de psicodélico nele. Ele é um provocador profissional, isso sim. E é um oportunista pesado também. Perdeu tanto tempo se autopromovendo que conseguiu fazer apenas uma meia dúzia de bons filmes em quase 50 anos de carreira. Muito pouco para alguém que sempre fez tanto barulho.

2:23 AM  

Postar um comentário

<< Home