sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Vamos Faturar


Os números não mentem. Em 2006 foram despejados nas livrarias brasileiras cerca de 800 novos títulos de auto-ajuda. As vendas desse naco do mercado editorial atingem picos anuais de crescimento que fariam babar a equipe econômica do presidente Didi Mocó, aquele: 12% no ano passado – um espanto num país que cresceu pouco mais que o Haiti em 2006.

Isso sem falar de reedições de clássicos do gênero como o best seller de Dale Carnegie, Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, agora na sua qüinquagésima edição. O livro de Carnegie, um fenômeno de vendas há setenta anos, já bateu os 16 milhões de exemplares vendidos em 36 países desse mundão de meu Deus. Um detalhe curioso: em 1955, o velho Dale, talvez com o saco na lua por ter de aturar milhões de amigos e pessoas que influenciou, enfiou um balaço no meio da fuça e tirou o time desse vale de lágrimas, como se dizia.

Lá pela segunda metade do século XIX, o empresário circence P.T. Barnum, inventor do que chamamos hoje de Indústria Cultural, mandou essa: “Nasce um otário a cada minuto”. (Seguindo essa máxima, Barnum morreu bilionário aos 80 anos, em 1891). Se considerarmos o crescimento demográfico de lá pra cá, teríamos hoje algo em torno de cinco otários por minuto. Um verdadeiro maná para quem pretende faturar subestimando a inteligência humana.

Há muito tempo tenho vontade de escrever (e enriquecer com) um livro de auto-ajuda em parceria com meu amigo Fausto Gomes. Falamos sempre da idéia, mas nunca levamos o projeto adiante (aliás, fora uma barraca de secos e molhados numa bienal de arquitetura, nunca levamos adiante projeto algum).

Pois, o que pega, meus irmãos e irmãs em blogue, é faturar no mole escrevendo livros de auto-ajuda. Precisamos parar de gastar tempo e tecla tirando onda de blogueiros, que não dá camisa a ninguém, e começar a faturar uns caraminguás com a asneirice humana que, sabemos, tem crescimento exponencial diário.

Sei que até aqui todos concordam. O problema é achar aquele quase velho clichê do marketing que faz a alegria dos leitores da Você SA: o diferencial do produto.

Depois de muito queimar a mufa em busca de uma solução, fez-se a luz. A idéia é criar uma série de publicações da Editora Só Aborrecimento com o selo Alto-Impacto – uma antítese da auto-ajuda.

O leitor de Alto-Impacto, ao contrário do que ocorre com a auto-ajuda, será tratado como ele realmente é: um verme insignificante que muito provavelmente não será nada na vida além de... um verme insignificante. Será a verdadeira libertação pelo autoconhecimento. Nosso leitor se libertará dos esforços impostos pelos livros auto-ajuda (que insistem em muito, mas, muito, trabalho) e seguirá confiante em sua jornada gloriosa em frente à TV, comendo cheetos, bebendo Baré-Cola e cagando para os vencedores.

Sacaram o diferencial? Então, amiguinhos, mãos à obra.

A seguir, quatro sugestões de títulos para nossa promissora editora:


Não se Iluda – Você é um Bosta
Sete chaves para descobrir seu verdadeiro eu (eu não. Você, sua besta).

Nada Acontece Conforme o Desejado
Acredite: o fracasso é a única coisa que funciona segundo se espera. O resto é acidental.

Ninguém quer Mexer no seu Queijo
Conheça os rastros de fungos e bactérias que você deixará depois da sua vida inútil

Você é o que Você Rasteja
Mergulhe no mundo mágico da biologia e saiba porque um protozoário tem uma vida mais excitante do que a sua

8 Comments:

Blogger cris lima said...

É preciso correr pois já tem gente ganhando dinheiro com isso! Acabei de sortear um pensamento para os leitores deste blog na minha última aquisição literária, "minutos de estupidez", lá vai, é o pensamento nº 101: "NÃO acredite em ninguém, principalmente em você mesmo! E, se Deus está dentro de você, coitado, deve estar louquinho para mudar de endereço! Por isso não conte com Ele! Aliás, se depender do Todo-Poderoso, você está ferrado! Ele não confia em você (o que não é exclusividade d'Ele) e, portanto, nada do que você fizer jamais dará certo! Você jamais vencerá! Não que isso seja uma grande novidade para você, não é verdade?!"
Talvez seja melhor montar uma Igreja, dá pra ter filiais, não paga impostos, ... acho mais viável!
E dá pra tocar com o Los Taturanas no culto!!!!

2:39 AM  
Anonymous Anônimo said...

Igreja é uma boa idéia, mas nada de levar dólares para Miami dentro da bíblia.

11:43 AM  
Anonymous Anônimo said...

Auto Ajuda para mim é Bronha.
Tenho dito.

11:52 AM  
Anonymous Anônimo said...

Sugiro um título já testado e aprovado por unanimidade neste blog:
"SE LIGA, PEIDALHÃO!"

11:53 AM  
Anonymous Anônimo said...

Hahahaha! Genial!

11:27 PM  
Blogger Iberemello said...

Falta ainda o título "O Fundo do Poço não Existe ou como o universo conspira para sempre piorar a sua situação"

11:27 PM  
Blogger Taturana Pai said...

Isso aí, Ibere e Mandinho, mais dois best seller para nossa editora.

Abraços

4:39 PM  
Anonymous Anônimo said...

O "CALVARIO DE UMA BISPA"

1:32 PM  

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