segunda-feira, 18 de setembro de 2006

Barnabé Inglês Revolve o Revolver

Revolver é o melhor disco dos Beatles. Sim, melhor que Sgt. Pepers e Abbey Road. É óbvio que quando mando essa, alguém me olha como se eu fosse um lunático. Não sou lunático e sei o que estou dizendo. E repito: Revolver é o melhor disco dos Beatles. Essa história de dizer que o Sgt. Pepers foi um tiro no escuro, que ninguém – nem os produtores nem os quatro rapazes – sabiam o que ia acontecer ao lançar um álbum tão ousado é pura cascata. Eles já haviam inventado tudo em Revolver. O que veio depois na obra deles foi só um desdobramento daqueles experimentos.

Finalmente não estou sozinho nessa minha avaliação. Ray Newman, um funcionário do governo Britânico, – que, como qualquer funcionário público, de qualquer país, não deve ter muito que fazer – acaba de lançar Abracadabra! The Story of the Beatles 1966 Album Revolver, um livro virtual que disseca as histórias do disco que nos deu de presente obras primas como Eleanor Rigby, Tomorrow Never Knows e Taxman.

Inglês é bom nesse negócio de dissecar (vide Jack, o extripador). O barnabé inglês passou anos pesquisando os meses que antecederam o disco, até seu lançamento em 1966. O livro promete lançar luzes sobre o quanto esse disco influenciou a música poular que veio depois dele. Newman diz no prefácio que escreveu a obra por pura diversão. Ponto pra ele - Deus me livre daqueles tratados acadêmicos sobre cultura pop. "Não escrevo sobre música profissionalmente. A idéia surgiu depois de algumas perguntas que eu tinha sobre o disco que seus biógrafos sentem-se felizes em passar por cima”, explica Newman. “Minha grande dúvida era saber como quatro jovens que haviam composto Love Me Do quatro anos antes, criaram algo tão excitante, esquisito e cool como Revolver”. É isso aí, Mr. Newman, esse salto de qualidade e inventividade que os caras deram em tão pouco tempo foi o que sempre me intrigou.

Quem quiser downloadar (ui!) o livro gratuitamente, cá está.

Bom, agora cês me dão licença que eu vou espiar aquela menina Cicarelli entubando no Youtube.

1 Comments:

Blogger Olivia said...

concordo também.
Revolver é o melhor dos Beatles, sem dúvida.

7:36 PM  

Postar um comentário

<< Home