sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Três Resoluções de Ano Novo Para o Blogue

1 - Não passar mais de dois dias sem novo post;

2 - Convocar dois novos canalhas, o Armandinho Catunda e o Pado Levi, para participar dessa nossa (não! eu não posso escrever isso! Não! Nããão!) babel de idéias (pronto, escrevi);

3 - Escala Milton de Aborrecimento

Acho que deveríamos criar um medidor de aborrecimentos. Minha sugestão é a de que seguíssemos mais ou menos os critérios da escala Richter para os terremotos. E uma vez que o bordão É SÓ ABORRECIMENTO é obra de nosso querido tio taturana Milton Marnoto, nada mais justo que homenageemos o criador da pérola.

A Escala Milton de Aborrecimento, assim como a Richter, acusa aborrecimentos a partir do grau 3.5 e não tem limite máximo – embora estudos comprovem que seres humanos normais (os neuróticos) raramente suportem níveis acima de 8 graus da Escala Milton sem furar seus próprios olhos ou ferir alguém com objetos pontiagudos.

Aborrecimentos de grau 3.5 incomodam, mas são comumente controlados:

Sinais de trânsito que nunca abrem
Elevadores que nunca chegam
Garçons que nunca atendem
Sabiás cantadores repetindo seu cantochão numa manhã de ressaca
Tampinha de pasta de dente que cai no ralinho da pia
Gente que simula um telefonema usando o polegar e o mindinho
Vergonha alheia (aquele sentimento de profunda ojeriza diante de um momento patético de outra pessoa)
CDs da Marisa Monte
Outros (muitos outros)

É bom observar que dependendo do tempo de exposição diante dessas aporrinhações aparentemente comezinhas, o nível de aborrecimento pode oscilar de 3.5 para graus mais elevados.

Um bom exemplo dessa oscilação me acorreu em Camburí durante as férias. Uma dupla de sujeitos estilo Itaim, (bombadinhos, caras de mal), passou saltitante por mim e me tirou a atenção da leitura quando um dos tipos mandou essa: “cara, essa peteca é um pouco pesada, machuca a mão”. Peteca? Que machuca a mão?

Pois é, vejam vocês. Saber que tem alguém jogando peteca na mesma praia que eu freqüento já não é lá muito confortável (grau 3.5 ). Daí que, pra coroar minha vergonha alheia, um dos caras sacou da sunga umas luvas cirúrgicas, vestiu-as com precisão idem, e deu início à peleja, graciosamente (grau 5). Antes que meu nível de aborrecimento atingisse os quase insuportáveis 6 graus, mudei de posição, tirei os petequeiros de meu campo de visão e voltei à leitura.

Tamburilar com os dedos, balançar freneticamente uma das pernas no sentido vertical, olhar impacientemente em volta e proferir dois ou três palavrões (especialmente “putaquepariu!, caralho!”) são os sinais mais comum de que a pessoa está passando dos 3,5 da Escala Milton para graus mais elevados.

De 3.5 a 6.0 graus

Podem ser destrutivos e causam alguns danos no cérebro e na alma:

Feng Shui
Gabriel Chalita
PSDB & PFL
Goiânia
Folclore
Teatro infantil
Teatro
Psicólogos
Culto aos 80’s
Itaim
Jornalistas
Hugo Chaves
Evo Morales
Acadêmicos
Celebridades
Trânsito de São Paulo
Pessoas que falam e comem durante a sessão de cinema

De 6.0 a 8.0

Causam danos sérios e irreparáveis em áreas maiores do cérebro podendo levar até a um AVC.

Brasilidade
Pregadores Evangélicos
Politicamente corretos
Lula (o presidente acéfalo, não o molusco cefalóide).
Duplas Sertanejas
Boçalidade petista

... e por aí vai. É só completar a lista.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Milton Aborrecimento é aquele que canta "amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito"?

12:36 PM  
Blogger Taturana Pai said...

Boa Gustavo, mas o Milton ao qual me refiro, te garanto, é muito menos aborrecido do que esse que guarda amigo no lado esquerdo do peito. Abraços

6:34 PM  
Anonymous Anônimo said...

Perfeita a Escala Milton de Aborrecimento.
Vou incorporá-la aos meus próximos posts.
Me aguarde.
Beijos, Chico

2:29 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Papaiturana,quanto a postar minhas elocubrações e verdades inquestionáveis, aceito o convite para mediante vultosa soma a combinar, em dólares, pois como Luiz Cudiquem, é assim que cobro e guardo minhas fabulosas economias.
Pois bem estou com um post, quentinho, entre em contato, mas que já está esfriando, entre em contato.
5 na escala Milton, mandar e.mail para os taturanas (tudo a mesma laia) e não receber resposta.
Grrrr...

3:39 PM  

Postar um comentário

<< Home