domingo, 10 de dezembro de 2006

Você tem PICA?


Se alguém um dia porventura indagar-lhe - seja você homem, mulher ou um pouco dos dois - se você tem "pica", provavelmente você não hesitará nem um segundo ao responder, afinal cada um sabe muito bem o que tem entre as pernas, certo?
Pois bem, de hoje em diante (pasmem), "pica" terá mais um significado - o que na minha opinião é bem legal uma vez que aumenta ainda mais as possibilidades do emprego dessa palavra tão querida (eu disse palavra) e tão usada (nesse caso palavra e objeto) por todos nós. "Pica", minha gente, além dessa coisa fálico-roliça que todo mundo já pegou (própria ou alheia) é também uma curiosa síndrome. Vamos à etimologia: Palavra latina derivada de "pêga", uma espécie de pombo que come qualquer coisa - com o bico. E a "pica" (a síndrome) faz exatamente isso. A pessoa sente um apetite compulsivo por coisas não-comestíveis como tinta, barro, cabos USB, etc. Em 2004, médicos franceses atenderam um senhor de 62 anos que devorava moedas. Apesar dos esforços, ele morreu. Com cerca de 600 dólares no estômago.
Agora imaginem um possível diálogo entre médico e paciente:

Paciente: Doutor, acho que estou sofrendo de pica...
Médico: Sim, mas, qual o tamanho dessa sua pica? Ela é muito forte?
(essa cena daria um livro só de diálogos ambíguos)

Além da Pica, acabei descobrindo algumas outras moléstias um tanto quanto estranhas. Segue alguma delas:

- Síndrome da redução genital
Essa afecção deixa a pessoa com a sensação de que seus genitais são menores do que de fato são, ou de que estão sumindo. Mas o mais curioso dessa doença é que sua maior incidência foi relatada na Ásia o que me leva a pensar que na verdade os japoneses são possuidores de jebas imensas e apenas PENSAM que elas são pequenas. Pena essa síndrome afetar apenas as genitálias do portador da mesma, do contrário seria uma ótima desculpa para os menos favorecidos, imaginem: " Meu bem, você precisa procurar um médico...meu pau é realmente grande!".

- Síndrome da mão estranha
Taí uma enfermidade que eu queria ter. Ela é o aval da conhecida "mão boba" já que o doente não controla a mão. Causada por lesões no cérebro ela é capaz de realizar sozinha ações tão complexas quanto abrir um zíper (não é perfeito?).

- Maldição de Ondina
O nome é uma referência à Ondina, ninfa das águas na mitologia pagã européia. A doença faz com que as vítimas percam o controle da respiração. Se não ficar atento, o sujeito simplesmente esquece de respirar e acaba sufocado. No Brasil o único caso diagnosticado dessa doença foi no senador Eduardo Suplicy.

Enfim, prato cheio para os hipocondríacos de plantão. Agora, nêgo que tentar pegar no meu pau reduzido com a "mão estranha" vai parar de respirar - seja Ondina, ou não.

3 Comments:

Blogger Taturana Pai said...

Grande estréia, moleque. Mandou muito bem.

11:57 AM  
Blogger Esmeralda de Oliveira said...

ai,ai,ai... não acredito que eu tenho uma PICA.

12:51 PM  
Blogger Manuel Mann said...

Bacana, Vitor. Tremendo articulista.

7:32 PM  

Postar um comentário

<< Home