segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Enfim, uma Festa de Entrega dos Oscars à Prova de Aborrecimentos.



Por menos importante em termos artísticos que a Festa dos Oscars possa ser nos dias de hoje, é sempre difícil para qualquer dependente químico e psicológico da Sétima Arte como eu conseguir resistir à mística, ao charme e até mesmo às idiossincrasias que cercam a Entrega dos Oscars ano após ano.

Eu confesso: por mais que eu tente, não consigo evitar ficar mobilizado por essas deliciosas frivolidades. E pouco importa se os critérios artísticos são altamente duvidosos. O caso é que eu acabo sempre grudado na TV até tarde, de olho nas opiniões (quase) sempre sensatas do Rubens Ewald Filho -- o único comentarista de cinema que entende dos Oscars na TV brasileira -- após cada premiação, sempre vibrando com resultados artisticamente justos, e ficando muito puto com as injustiças.

Nesse ano, haviam indicações bastante claras de que a Festa dos Oscars corria o risco de ser aborrecida. Primeiro porquê nenhum dos filmes indicados demonstrou ter bala na agulha para despertar grandes paixões no público. São, em princípio, apenas filmes bons e discretos, ao contrário do ano passado, que teve participantes muito mais efusivos, mercadologicamente falando. Segundo, porquê escalaram como "Mestre de Cerimônias" a atriz, comediante e ativista lésbica Ellen de Generes.

Eu não gosto do humor de Ellen. Já não gostava 10 anos atrás, quando ela fazia aquela série de TV em que era dona de uma livraria. Gosto menos ainda agora. Naquela época, Ellen ainda tinha a seu favor um certo frescor juvenil, que fazia uma enorme diferença na maneira de defender sua opção sexual. Havia algo de delicadamente ambíguo no personagem que ela fazia, que fornecia a densidade dramática certa para seu tom de comédia.

Hoje, Ellen não tem mais nada disso. Suas piadas disparadas ao longo da Festa do Oscar deste ano, quando não eram forçadas, revelavam um extremo mau gosto – como no comentário que fez sobre Judy Dench, que não estava presente à festa, por "ter ido fazer uma cirurgia de implante de silicone às pressas", para poder concorrer com o decote magnífico ostentado na Festa por sua conterrânea e contemporânea Helen Mirren.

Lésbica por lésbica, continuo preferindo Wooppie Goldberg como "Mestre de Cerimonias". Pelo menos ela consegue provocar gargalhadas. E é uma comediante de verdade. Ellen é -- sem gracinhas -- um pintinho perto dela.

O caso é que por trás da convocação de Ellen para comandar a festa, havia um problema político pendente da Festa dos Oscars do ano passado, quando a Academia se negou a premiar "Brokeback Mountain" como melhor filme. Bichas do mundo inteiro se uniram contra a não-premiação daquele que se transformou numa espécie de "réquiem para os invertidos", e prometeram represálias. Daí, para fazer média com as bibas, os marquetólogos da Academia concluíram que, com uma lésbica assumida no comando da Festa do Oscar, seria possível, com um pouco de diplomacia, reverter essa "saia justa", literalmente falando.

E aparentemente a empreitada deu certo. Tanto que deram um jeito de incluir negros, mexicanos, e até nipônicos entre os concorrentes e premiados, para dar um reforço na estratégia dos marqueteiros. Com isso, conseguiram isolar os fãs ardorosos do casal de "cowboys do babado" das outras "minorias", neutralizando as bichas, que de quebra ainda tiveram que engolir tudo isso a seco – prática que, como todos nós sabemos, elas odeiam fazer.

Mas o caso é que, contrariando as minhas expectativas iniciais, a Festa de Entrega dos Oscars acabou sendo muito menos aborrecida do que poderia ter sido.

A começar pelas atrizes, que -- salvo uma Jodie Foster ou outra -- estavam maravilhosamente bem vestidas, o que é pouco comum na Festa dos Oscars. Parece que os produtores do espetáculo finalmente se tocaram que basta não mandar convites para Cher, Geena Davis, Sissy Spacek e Dolly Parton que todos os outros convidados resolvem se vestir que nem gente civilizada.

Eu confesso que perdi o fôlego quando vi Gwyneth Paltrow, lindíssima, num vestido com um tom meio laranja, meio salmão, que contrastava de forma magnífica com sua pele alva. Lembrei de Nelson Rodrigues, que dizia que a nudez de uma mulher não-bronzeada é sempre mais reveladora. Gwyneth é uma loura para acabar com todas as outras louras. Vê-la tirar aquele vestido deve ser tão intenso quanto estar diante do Santo Graal. Sem Exordil não dá para encarar. Tenho certeza que o salto qualitativo nas canções do Chris Martin para o Coldplay de uns poucos anos para cá se deve à influência dela no dia a dia dele.

(Sou apaixonado por Gwyneth Paltrow, acho que já deu para perceber)

Fiquei também bastante impressionado com o shape magnífico da (agora) opulenta Penélope Cruz, que vestia um modelo também em tons pastéis, aparentemente pesadão, mas que conseguia combinar com uma leveza surpreendente influências hispânicas clássicas com um toque de gala bem modernoso. Todas as vezes que a vi de relance na Festa, absolutamente exuberante, pensei em seu ex-namorado -- o bundinha Tom Cruise -- e fiquei imaginando a musa magnífica que a Cientologia deixou escapar. Com Penélope, eles teriam conseguido arrebanhar toda a América de língua espanhola. Perderam uma chance e tanto de dominar o mundo.

Além disso, adorei ver Meryl Streep e Diane Keaton sorrindo boa parte da noite. As duas são maravilhosas quando sorriem. Meryl principalmente. Ela é totalmente WASP. Um mulherão. Diane também era, até uns poucos anos atrás. Aquele filme com Jack Nicholson, "Something´s Gotta Give", parece ter sido seu último sopro de jovialidade física -- o último elo de ligação de uma personagem sua com a adorável Annie Hall, de Woody Allen. Mas, mesmo assim, é bom saber que ela ainda está por aí, circulando. É uma bela senhora. Ray Charles diria que tanto uma quanto a outra possuem "the brightest smile in town".

Mas, claro, aborrecimentos sempre existem. Até porquê os lobbies da Indústria Cinematográfica não costumam seguir o bom senso a maior parte do tempo. Mas incomodaram muito pouco dessa vez. Gostei muito de ver Alan Arkin premiado pelo adorável "Little Miss Sunshine". Gostei muito também de ver Helen Mirren premiada pelo magnífico "A Rainha". E achei genial finalmente premiarem Martin Scorsese, ainda que por um filme de encomenda -- o certo teria sido premiá-lo por "Bons Companheiros" ou "Cassino", mas, como todos sabemos, Deus não existe, nem mesmo em Hollywood.

Confesso ainda que não consegui entender porquê premiar Jennifer Hudson, de "Dreamgirls". Assim como não entendi porquê premiar Forrest Whitaker. Jennifer Hudson é uma boa cantora iniciante, mas não é atriz, e agora, com esse prêmio, talvez nunca venha a ser, de tão inflada que deve estar no momento. E Forrest Whitaker, com sua imutável expressão de "cry baby", é um dos atores negros mais irritantes de todos os tempos. Nâo aprendeu nada com James Earl Jones ou Paul Winfield. Nâo o perdôo pelo que fez com Charlie Parker em "Bird", filme de Clint Eastwood. Além do mais, é um chato. Seu discurso de agradecimento parecia o discurso de posse de Lula 4 anos atrás, cheio de maneirismos, clichês sentimentalóides e um toque insusportável de pretensa justiça social. Coisa de pobre.

Como sempre, ao final da Festa dos Oscars, todo mundo se deu bem.

Todo mundo menos os realizadores de "Babel", que, na minha maneira de ver, merecia o Oscar de Melhor Filme. Até porquê era o melhor filme. E o mais bonito. E o mais climático. E o mais criativo. E o mais inspirado também. Deixá-lo totalmente para escanteio foi injusto. Mas, fazer o quê? O mesmo aconteceu no ano passado com "Boa Noite e Boa Sorte". E aconteceu no ano retrasado com "Sideways". E vai acontecer de novo no ano que vem com algum outro filme altamente gabaritado. Injustiças assim fazem parte da Festa de Entrega dos Oscars todo ano.

Presumo que o lobby de "Babel" tenha sido muito fraco. Talvez os realizadores tenham confiado demais nos atributos artísticos do filme, e daí subestimaram a necessidade que muitos acadêmicos costumam ter por alguns "afagos" das produções participantes. Basta dizer que o produtor de "Os Infiltrados", que foi o grande vencedor da noite, estava concorrendo com dois filmes -- o outro era "Diamantes de Sangue", com Leo DiCaprio e Jennifer Connely --, e deve ter gasto uma bela fortuna promovendo o filme perante os "acadêmicos", com muitos presentinhos e brindes. Deu no que deu.

Já o lobby de "Dreamgirls" pelo visto não vingou mesmo. Apesar do filme vir com a chancela da poderosíssima Dreamworks, só levou o prêmio de Atriz Codjuvante. Muito pouco, levando-se em consideração que a maravilhosa Beyoncé e suas meninas concorriam com 3 das 5 canções que estavam no páreo de Melhor Canção, e mesmo assim perderam para a chata (e lésbica diehard) Melissa Etheridge, uma imitadora descarada de Bruce Springsteen. Bruce chega a parecer feminino quando posa ao lado dela. Impressionante.

Enfim, teve de tudo nessa 79a Festa dos Oscars. Só não teve paixão. Nenhum dos filmes fez uma campanha muito vigorosa. Talvez tenha sido melhor assim, depois de toda a encrenca que rolou no ano passado, quando premiaram aquele lixo cientológico chamado "Crash", sem dúvida um dos maiores equívocos artísticos que a Academia de Artes e Ciências de Hollywood já cometeu.

No final das contas, valeu a pena ver a trinca Coppola-Spieberg-Lucas recepcionando com as devidas honras o anão de Little Italy, Martin Scorsese, finalmente no palco com um Oscar na mão.

E valeu a pena ver o novo visual de Jack Nicholson, completamente careca e mais exu do que nunca.

E, mais uma vez, valeu pelo deleite visual proporcionado pela beleza estonteante de Gwyneth Paltrow e Penelope Cruz. Por mim, as duas poderiam levar para casa todos os Oscars que quisessem. Aliás, podiam me levar junto também, e eu faria minhas as palavras clássicas de Maurice Chevalier em GIGI: "Thank God For The Little Girls!"

29 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Babado forte em chiquinho.........
confessa logo tu

1:46 AM  
Anonymous Anônimo said...

Esse negócio de vestido em tom pastel, para mim é coisa de viado.
Tu mais para Bronhobeck Montain do que para Duro de Matar.
Eu, hein...

11:11 AM  
Anonymous Anônimo said...

Nosso crítico de plantão tem todo direito de assistir às suas divas e sonhar. Fantasia, glamour, langor...
A vida é tanto...

11:14 AM  
Anonymous Anônimo said...

Larguem do pé do cara! Ele é mais macho do que javali no cio. Ponha a mão no fogo (baixo)por ele.
Todo mundo lá no Boqueirão conhece o seu Manuel. O negócio de andar com cachorrinho a tiracolo não tem nada de mais. O cara ama os animais. Porra!

11:18 AM  
Anonymous Anônimo said...

Por favor, vocês sabem onde fica o blog do Juca Kfouri?

11:19 AM  
Anonymous Anônimo said...

HÊ Hê Zi Fio, tô sentino qui ocê tá cum uma pomba gira di frenti.
Uncê tem di i na isquina do canal 3 e fânze u siguinti: punha uma dúzia de rosa vermeia, um retrato da Marilin, um disco 78 da Carmem Miranda e dois elepês da Bethânia em uma bacia cor di rosa.
Ah, uncê tem di i di calcinha da patroa indibaixo. Andispois uncê queima ela i vai asisti dois firmes do Charles Bronson.
Indispois ocê é omi di novo, zi fio.
Deus é mais...

11:29 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olha, gente, ontem na "Páginas da Vida", a Helena deu uma grande lição que cabe como uma luva pra vocês: "O preconceito é uma doença".

A pessoa não pode ser sensível? Não pode andar a tira colo com um cachorrrinho?

Pensei que as pessoas que freqüentam esse blogue tivessem as cabeças mais abertas. Que decepção!

2:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eduardo, minha querida, isso não é preconceito é pósconceito. Pena que não assisti sua novelinha. Vou deixar minha leitura neste horário para assistir com você. Quem sabe no final a gente não publica o livro "Pensamentos da Helena" ?
A propósito, você acredita em Feng Shui, não acredita?

3:54 PM  
Blogger Taturana Pai said...

É isso aí, Dudu. Tenho uma camiseta num tom meio laranja, meio salmão, como o vestido da Gwyneth Paltrow e, sempre que a uso, ouço uma enxurrada de gracinhas preconceituosas dessa gente.

4:01 PM  
Anonymous Anônimo said...

Gente do céu! Vocês pensam que eu não entendo ironias? Sr. Manduca, não sou sua querida e se um dia o senhor mostrar a sua cara, sentirá o peso dos golpes de artes marciais que treino desde rapazote. Quanto ao Feng Suhi,não só acredito como minha casa é iteira decorada dessa forma.

Sr. Taturana Pai (que nome!), eu não sou Dudu e entendi muito bem o tom de sua mensagem. Gostaria de ser tratado com respeito. (Estou chorando, sim. E não me envergonho disso!)

4:21 PM  
Anonymous Anônimo said...

ESSA COISA TODA ANDA DESPERTANDO REAÇOES "INCRIVEIS" , ACHO QUE LÁ NO FUNDO TODO MUNDO TEM UM VESTIDINHO MEIO LARANJA ,MEIO SALMÃO ESCONDIDINHO NO FUNDO DO ARMÁRIO.........

8:23 PM  
Anonymous Anônimo said...

Amôor...aquele vestido é rosé.

8:47 PM  
Anonymous Anônimo said...

Dudu, não bate que eu gamo!

9:51 PM  
Blogger Manuel Mann said...

Tá bom, gente, eu confesso: o vestidinho em tons pastéis -- meio laranja, meio salmão -- era meu.

Mandei ajustar para o manequim da Gwyneth Paltrow com uma costureira aqui no SuperCentro Boqueirão, e enviei para Los Angeles pelo SEDEX 10.

Só queria deixar claro aqui nesse espaço que, apesar de tudo o que foi dito aqui -- e também de todas as histórias maldosas envolvendo minha adorável e inocente cachorrinha -- eu sou espada.

Posso não ser uma Excalibur, mas sou espada.

E tem mais:

Essa conversa de que o meu sonho dourado é morar numa casa de dois andares com um elevador de palco no meio da sala -- como aqueles que trazem as Dreamgirls ao palco -- para poder subir e descer o dia inteiro usando vestidos bem brilhantes ao som de um tema de abertura bem bombástico -- acho que todo mundo aqui viu o filme, e sabe do que estou falando -- é pura intriga.

É a Inês que fica inventando e espalhando essas histórias pelo Boqueirão.

Beijos a todos.

9:08 AM  
Blogger Manuel Mann said...

Gostaram das fotos do Maurice Chevalier que eu encontrei?

9:25 AM  
Anonymous Anônimo said...

Gênio, Manuel. Esses coméntários realmente são maldosos. Tu é sensível pra caralho. E é espada, mais conhecido como o sr. Fudêncio.
Depois mando a foto do ano novo(2005/2006) para eles verem.

10:55 AM  
Anonymous Anônimo said...

Aproveito para anunciar minha nova coleção: Cuecas samba-canção (coisa de macho) pastéis.
A minha é de carne com azeitonas

1:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

Mudando de assunto: vocês repararam como o Jack Nicholson está parecendo o Gigante Amaral?
Que alíás tinha todo jeitão do Oscar.

1:28 PM  
Anonymous Anônimo said...

?MAURICE CHEVALIER?
Pensei que era o Mesquitinha!

3:36 PM  
Anonymous Anônimo said...

O PESSOAL!
AQUELA ESTATUETA É FÁLICA NÉ ?
Ou sou só eu que acha?

6:33 PM  
Anonymous Anônimo said...

Li uma entrevista de Jack Nicholson pouco tempo atrás na Rolling Stone em que ele contava as histórias da época em que tinha uma produtora de filmes em sociedade com Peter Fonda e Bob Rafelson (1965/1968). Fizeram três filmes que são clássicos da psicodelia: "The Trip", "The Monkees: Head" e "Easy Rider". Nicholson diz que era uma produtora como várias outras em West Hollywood. Mas havia uma diferença: todo mundo trabalhava nu por lá.

É por essas e outras que Jack Nicholson é um verdadeiro original americano.

Beijos a todos, Chiquinho

8:55 PM  
Anonymous Anônimo said...

Voce tá tentando mudar de assunto?.
??????????????????????????????????

10:06 PM  
Anonymous Anônimo said...

Como posso entrar em contato com voce Ciquinho?
gostei do seu perfil...tenho o DVD original de "O Gladiador" e seus comentarios poderiam me fazer ficar mais "entendido" no no enredo dinamico do filme.

10:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Anônimo

Obrigado, mas vou declinar de sua proposta, pois tenho o DVD de "O Gladiador", na versão com 2 disquinhos, com os extras e tudo o que ficou de fora -- uma loucura!

Agora, se você tiver o double-pack "Manto Sagrado / Demetrius O Gladiador", podemos trocar uma idéia enquanto contemplamos o peito nu de Victor Mature e assamos alguns marshmellows na lareira.

Gostou dessa?

Chiquinho

10:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

Amor! E aquela cara de espanto que ele faz quando a Dalila o trai no outro épico "Sansão e dalila".
(Victor Mature é tudo)

1:19 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ô, anônimo, pq vc não mostra a cara? Conversa de anônimo não tem graça. Deve ser um peidalhão mesmo!

6:33 PM  
Anonymous Anônimo said...

Zuzu ,my angel:
Esta conversa sobre o OSCAR é para
"entendidos" no assunto em questão.
Com essa sua brincadeirinha voce espantou a todos.

3:22 PM  
Anonymous Anônimo said...

JUCA DISSE:

Chiquinho é record de audiencia...

2:47 PM  
Anonymous Anônimo said...

Juro que não queria atrapalhar,eu sei guanto doi uma paixão

11:36 AM  

Postar um comentário

<< Home