quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Salete Lemos é só aborrecimento


Não sei quanto a vocês, mas nessa última semana minha caixa de emails recebeu diversas mensagens idênticas chamando para um vídeo no YouTube que mostra a ex-comentarista econômica da TV Cultura Salete Lemos fazendo uma denúncia "quente como sorvete" sobre lucros ilegais obtidos pela Febraban na ocasião do Plano Bresser, vinte anos atrás.

Dizem ainda esses emails que essa denúncia teria irritado profundamente a Febraban, que por sua vez teria pressionado Paulo Markun, atual diretor de Jornalismo da TV Cultura, a demitir a jornalista em questão.

Pois bem: essa palhaça da Salete Lemos foi mandada embora da TV Cultura sim, mas não por causa desse "furo jornalístico" que ela deu com 20 anos de atraso. Ela, na verdade, estava para ser mandada embora a qualquer momento, junto com toda a velha equipe do Jornal do Bóris Casoy -- que havia sido admitida para renovar o jornalismo da TV Cultura em 2005, e não estava mais agradando a ninguém, nem à diretoria e nem ao público do jornalismo da emissora.

Um mês atrás, encumbiram o Paulo Markun, que estava recém-empossado como Diretor de Jornalismo da TV Cultura, de demitir essa gente toda que tinha vindo da Record, e usar seu prestígio pessoal para achar um jeito de trazer de volta todo o time de jornalistas que havia sido afastado então -- entre eles, craques como Heródoto Barbeiro.

Paulo Markun cumpriu à risca a incumbência que recebeu, e com isso velhos programas que haviam saído do ar em 2005 voltaram à grade da emissora de uma hora para outra, com os mesmos profissionais que os apresentavam antes. Com isso o Jornalismo da TV Cultura resgatou rapidamente a qualidade e a dignidade que tinha até então, que haviam se perdido com as mudanças feitas pelo pessoal que veio da Record. Okay, pode ter sido uma maneira meio lusitana de resolver a parada, admitindo na cara dura que tudo que havia sido implantado em 2005 simplesmente não funcionou. Mas serviu para acalmar os ânimos na Fundação Padre Anchieta. Ponto para Markun.

Pois bem, Dona Salete Lemos, malaca velha que é, sentiu que ia rodar em seu posto a qualquer momento e tratou de tirar da manga esse factóide de 20 anos atrás para tentar forçar sua demissão da emissora, e assim poder posar de "vítima da sua própria integridade profissional".

E conseguiu, um monte de gente caiu na conversa mole dela.

Só que, fazendo isso, ela jogou sujo com o público -- o seu público cativo, inclusive.

Quem a conhece, quem já trabalhou com ela, sabe que é uma profissional nada confiável, e de gabarito altamente duvidoso, tanto que não encontra espaço para trabalhar em nenhum telejornal de nenhuma outra emissora-- nem o Bóris quis saber dela no projeto da TV JB, que está ocupando o sinal da antiga Rede CNT.

A saída profissional para Salete Lemos, depois de tudo o que ela provocou, foi a mais cretina (e justa) possível: virou comentarista política e econômica no Programa da Hebe, que ostenta uma "envergadura moral" que dispensa comentários...

Mas o que mais impressiona nisso tudo é justamente a maneira como essa "demissão" de Salete Lemos mobilizou jornalistas, dividindo a classe entre os que apoiam as "arbitrariedades" cometidas por Paulo Markun e os que rejeitam o jornalismo sóbrio praticado pela TV Cultura. Vejam os diversos fóruns que surgiram de 2 semanas para cá no website Comunique-se, e vocês vão entender o que estou falando. Claro que dá para perceber no fomento diário dessa polêmica frouxa uma ponta vermelha de uma estrela bem conhecida de todos nós. É a cara deles.

Pois preparem-se: daqui até as eleições do ano que vem, essas baboseiras de bastidores serão uma constante nos meios jornalísticos, e o "jornalismo popular" que o Presidente Didi Mocó sonha em ver implantado nas TVs, públicas ou não, deve começar a tornar-se uma realidade, graças a iniciativas como essa, de pioneiros duvidosos como Dona Salete Lemos.

Como diz o Tutty Vasques (e o Jorge Bornhausen também): "Ô raça..."

57 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ô Manuel, a Salete é surtada mas até que dá um caldo! Eu comia...

3:33 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu não.

3:34 PM  
Blogger Manuel Mann said...

Levando em consideração que o Dedé tinha tesão na Débora Duarte, comer a Salete Lemos até que deve ser moleza...

3:38 PM  
Blogger Manuel Mann said...

Mas, cá entre nós, eu também não comia não...

Claro que por motivos outros que os do Bóris.

Alguém aí encara a Dona Salete?

3:40 PM  
Anonymous Anônimo said...

Que horror isso aqui!

3:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

CLARO QUE POR MOTIVOS OUTROS QUE OS DO BÓRIS? SERÁ?

4:41 PM  
Blogger Taturana Pai said...

Peralá, se é pra comer alguém citado no texto, vou de Hebe...

5:49 PM  
Blogger Taturana Pai said...

E por falar em comer...

Convenhamos, Chico, no caso da TV Cultura, não deixa de ser divertido ver a hidra petralha comendo o prório rabo.

Como diria o presidente Didi Mocó: "Ô rassa..."

5:57 PM  
Blogger Manuel Mann said...

Concordo, Luigi.

Além do mais, Hidra petralha é um termo genial.

6:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

O Boris é meu e ninguém tasca!

7:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

Se enganou, meu bem. O Bóris é todo meu.

1:19 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ai Marcelo, que decepção.

Mamãe é que estava certa: vocês homens são todos iguais.

1:21 AM  
Blogger Manuel Mann said...

Eu também encaro a Hebe, claro, mas contanto que a Salete não venha como sobremesa. Aí não dá mesmo.

1:23 AM  
Anonymous Anônimo said...

Bernardo, você sabe que Bóris não é exatamente uma novidade na minha vida, precisa fazer esse escândalo toda vez que alguem menciona o nome dele?

1:48 AM  
Anonymous Anônimo said...

Chega, Marcelo. Chega daquelas madrugadas no Frans Café trocando juras de amor eterno. Chega de sair de camisola no meio da madrugada de terça para ser o primeiro a ler sua coluna no jornal de quarta. Chega de sacrificar minhas férias em Parathy no Inverno para acompanhar você até Arembepe no Verão. Chega, Marcelo, chega. Eu não quero mais amar. Eu não quero mais sofrer desilusão. Eu fechei a porta do meu coração. Eu sou Bernardo Carvalho, outrora de Goiás, hoje de São Paulo. A luta apenas se inicia.

2:05 AM  
Anonymous Anônimo said...

Acho que eu já li isso em algum lugar...

2:07 AM  
Anonymous Anônimo said...

Eu te odeio!

Adeus

2:08 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ô Marcelo, nem sei o que dizer, estou envergonhado com o que aconteceu...ISTO É UMA VERGONHA!

1:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

Cai fora, fraulein, já nos entendemos...além do mais, ninguém chamou você aqui!

1:33 PM  
Anonymous Anônimo said...

_"ELE NÃO É UMA GRACINHA"!

6:58 PM  
Blogger Manuel Mann said...

Quem, Dona Hebe? O Bóris? Eu? Ou o Taturana Pai?

1:59 AM  
Blogger Manuel Mann said...

Em outras palavras, quem vai primeiro, Dona Hebe?

7:44 AM  
Anonymous Anônimo said...

Quando vi que uma nota sobre a demissão da jornalista Salete acarretou 22 comentários, temi que esse blog tivesse se tornado sério.
Ao verificar o teor dos mesmos a constatção óbvia: o assunto era a eterna viadagem dos frequentadores destas plagas.
O único tema que rende mais de quinze comentários.
Ô vida!

9:37 PM  
Anonymous Anônimo said...

Digam o que disserem da jornalista Salete Lemos uma coisa ninguém poderá negar: trata-se de uma legítima "Nariz de Pica", o que lhe confere a imediata aquisição de DEZ PONTOS!

9:41 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bingo!

1:46 AM  
Anonymous Anônimo said...

O bom é que só sua panelinha comenta...inclusive comentários muito pertinentes ao assunto em questão.
Você deve ser um aspirante a jornalista frustrado que inveja a visibilidade da Salete Lemos,seja ela positiva ou negativa...Sorry mas você é patético!!!

8:42 AM  
Anonymous Anônimo said...

BABADO FORTE.

12:52 PM  
Anonymous Anônimo said...

ESTRANHO!!!Parece que o cara falou sério...

1:52 AM  
Anonymous Anônimo said...

Foi mal "grande" e "dileto" amigo Manuel Mann. Apesar da consistência de seus comentários, os mesmos também carecem de uma averiguação mais profunda.
Realmente você "sabe" o que ocorre dos bastidores hein? Parabéns! Você deveria fazer um programa com o também "candinho" (ARG!) Nelson Rubens!

Sylvio Montenegro (O LEGÍTIMO e 1º)

10:11 AM  
Anonymous Anônimo said...

O CARA CONTINUA A FALAR SÉRIO.

3:23 PM  
Anonymous Anônimo said...

O quarto "anonimo" de baixo para cima a partir daqui,é menina,seja lá de que sexo for!

12:55 AM  
Anonymous Anônimo said...

Desatualizada há 20 anos a notícia não deixa de ser uma eterna verdade a ser dita todos os dias, os bancos fazem parte dessa grande "vigarice institucionalizada" que assola em especial o nosso país! Uma empresa
que compra um produto à 0,7 e vende a 8 tem mais de 1000% de lucro e ainda de quebra cobra taxas...
Parabéns à corajosa Salete Lemos, profissional competente e premiada que não se curva aos poderes ou as distorções de imagem como as promovidas por este site...Certo quem afirmou logo acima que seus comentários carecem de maior consistência.

11:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

Vocês são completamente doentes! Que discussão mais profunda essa, não?
Sem contar que o caro Manoel, nem de longe deve ser jornalista. Chamar alguém de palhaço, por escrito pode ser complicado! Espero que a Salete meta um processo na sua cabeça. Não estou defendendo ninguém, porque já trabalhei na mesma emissora que a Salete e a conheço muito bem. Mas, não precisamos nos agredir e nos tornamos tão baixos. Outra coisa! Pelo que sei o problema não era exatamente o pessoal da Record (uma meia dúzia que foi parar na redação da cultura) que causou transformações bizarras na emissora. Desde os tempos que a Gazeta se transferiu em peso para a Fundação Padre Anchieta, a coisa começou a ficar complicada. Não acredito que a Salete tenha tanto poder assim, para acabar com o jornalista da cultura, acho qeu apenas lavou o fígado na hora errada. Não acredito nem na intenção do furo, nem na idéia de se calçar diante da possibilidade de uma demissão. A Salete é esquentada, impulsiva, fala o que vem an cabeça e aproveitou um assunto polêmico para, como já disse, lavar o fígado. Se o motivo da demissão foi esse, pouco importa. Ela vai continuar ganhando uma grana preta, seja onde for, enquanto nós continuamos a discutir asneiras num blog como esse!

2:19 PM  
Blogger Unknown said...

E ainda querem levar discussões com seriedade....Como? Denegrindo os profissionais?? Ela fez um desabafo, como jornalista/comentarista não tinha esse papel de valorar a informação, atribuir conotações pessoais, porém, num país onde pouco vem à tona, onde o silencio supera qualquer bravura ou inconformação, é louvável que um jornalista se disponha a falar algumas verdades. País hipócrita, todos criticam apenas na mesa do boteco...

3:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

Cara, como você é BURRO!!!

E eu ainda perdi meu tempo lendo essa m.e.r.d.a que você escreveu.

2:23 AM  
Anonymous Anônimo said...

É pena que a internet se preste a um lixo desses! Como se denigre assim a imagem de uma pessoa sem se apresentar argumentos consistentes?
Aliás, a linguagem usada pela maioria dos comentariastas dá uma boa idéia da caterva que lê um blog dessa qualidade.
Não é assim que se defende uma opinião civilizadamente.

6:16 AM  
Anonymous Anônimo said...

Uma pergunta: O que a Sallete falou é verdade ou mentira??
Se ela tivesse proferido alguma mentira ou calúnia, eu ainda poderia concordar.Mas nós sabemos que tudo é verdade.
E é verdade inclusive que pessoas estão sendo caladas para não emitirem publicamente suas opiniões.
E essa jornalista não foi a única.

8:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

Muita gente parece que tem o dom de se interferir na vida alheia com verdades absolutas que não dá nem para comentar. São os donos da verdade. Eu não conheço esta jornalista, mas em algum momento ela falou alguma mentira? Se ela estava por cair na rede cultura, isso não é problema nosso. O que foi bastante jornalistico e bastante direto foi a matéria. Realmente os bancos se locupletam de seus clientes, com taxas absurdas, taxas espoliantes e tantas outras situações, que a maioria não tem estas informações e são ludribriados, enganados e muito mais. Não sou contra ganhar dinheiro o que sou contra é a forma como se ganha. Não sou contra os ricos, sou contra os desonestos. O que hoje fica parecendo é que é impossivel ganhar dinheiro honestamente. Vide todos os noticiários. Todos os dias as manchetes são sobre isto. Não sou moralista e nem quero mudar o mundo. Eu acho que é preciso termos um país mia justo e mais digno a todos, com oportunidades que sejam pelo menos equivalentes. O capitalismo é o nosso sistema não podemos nos iludir com isto. Temos muitos sonhadores de plantão e muitos demagogos e entre muitos deles que até usam disto profissionalmente. O que nós precisamos é começar a mudar esta geração que esta se formando e as próximas,com formação de carater mais rigidas e formação academica mais séria. Só assim poderemos transformar nosso páis num lugar mais justo e com menos desigualdades. O Consumismo desefreado,os valores distorcidos, o ter superior ao ser. Tudo isto deve ser mudado e só assim uma nação mais justa poderá ser conquistada.

1:30 PM  
Anonymous Anônimo said...

Percebe-se a seriedade do post aqui pelos comentários..
Completamente insanos e sem noção..
Retardados que além denbão saberem o que dizem faltam com respeito aos jornalistas!
É uma pena q ainda existam um bando de ignorantes capazes de falar essas coisas...!

10:18 AM  
Anonymous Anônimo said...

Acredito que, antes de se comentar algo, é necessário que se entenda o que está acontecendo. A Salete Lemos (a qual tambem não sou fã) não deu um furo jornalistico da papagaida do governo "há vinte anos atrás", ela sim se dirigiu ao público por indignação com a justiça no Brasil que é incapaz de corrigir essa vergonha e tambem com o enriquecimento ilicito dos bancos, ela diz claramente que o bradesco lucrou no primeiro trimenstre de 2007, 1,7 bilhões de reais, portanto primeiro assista ao video, interprete de forma correta e depois critique.

11:47 AM  
Anonymous Anônimo said...

Gente...40 comentários...isso aqui está quase virando um fórum...como diria aquela amiga da Salete Lemos, a Hebe Camargo: "Vocês são todos umas gracinhazzz...".

De brinde, quero dar uma cesta com leite de Aveia Davene para cada um de vocês.

Venha buscar a sua na Rua Asdrubal do Nascimento, 226, Bela Vista, São Paulo, ou então ligue para 0xx11 31055444, que mandamos pelo correio para sua casa.

Gente, foi maravilhoso. Obrigado pelas cartas e também pelo carinho.

11:33 AM  
Anonymous Anônimo said...

Corajosa Salete. Comentário cheio de verdade, e é isso mesmo que interessa ao público. O jornalista que se preza tem que saber denunciar. E você o faz com absoluta mestria. Tomara todos os comentaristas tivessem a mesma coragem, principalmente os machinhos estúpidos que aqui deixaram seus montinhos de sujeira que usualmente largam por todos os caminhos duvidosos que percorrem. Parabéns, SALETE. Você merece um programa só seu. E o teria, sem dúvida, se nossas emissoras não fossem comandadas por essa corja colaboracionista sempre disposta a denegrir jornalistas sérios com papinhos de bêbados em botecos sujos que lhes serve de refúgio, já que não têm competência para ocupar uma tribuna séria onde defender com equilíbrio e alguma profundidade temas que são importantes ao esclarecimento do cidadão brasileiro.
Boa ... Salete. Parabéns pela coragem. Você vai permanecer. Outros, apenas ....passarão.

2:58 AM  
Anonymous Anônimo said...

Este blog tem muita merda e pouco conteúdo. Parabéns aos que se prestaram em escrever algo decente. Diferente da grande maioria que usa uma ferramenta tão importante como a internet pra falar bobagem. Quem perde com a demissão da Salete são as pessoas inteligentes e a própria tv cultura.

6:44 PM  
Anonymous Anônimo said...

Quem perdeu dinheiro com esses planos e paga as monstruosas taxas para os bancos sabe o motivo de tanta raiva.
Salete Lemos não falou uma inverdade que seja.
Uma pena para os reacionários da silva. Alguém para fazer jornalismo morno sempre vai existir.

3:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ainda bem que ainda existem pessoas com capacidade de fazer uma leitura crítica sobre o discurso da Salete Lemos e oferecer-lhe apoio. Parabéns Salete, precisamos de muita gente como você neste país.

12:41 PM  
Anonymous Anônimo said...

Infelizmente esta jovem senhora de quase 40 anos a internet venham possibilitar a alienados e medíucres espaço para vincular tanta asneiras, talvez um alienado que não conheça o dia a dia dos brasileiros, que não conheça o sofrimento dos mais necessitados, que não sofreu ainda nenhuma perda humana significativa , tenho muita pena de uma mulher que teve a infelicidade de por algo assim no mundo e chamar de filho. Ter opnião é uma direito indiscutivel mas não ter educação e algo que nos iguala a que? eu disse educação algo que vem do berço não o conhecimento adiquirido nas escolas. Parabéns salete lemos voce disse no ar o que eu penso tenho certeza que poderei ve-la em outro telejornal e uma pena que a tve te perdeu

10:11 AM  
Anonymous Anônimo said...

Oerdi mkeu tempo para ler este comentário do Manuek Mann ... mas com este nome só podia sair bosta mesmo!!!

11:16 PM  
Anonymous Anônimo said...

É por isso que tenho vontade de deixar esse país. Com tanta gente estúpida, acho difícil que algum dia isso aqui melhore....

10:31 PM  
Blogger Filipe Trielli said...

Romulo,
Você tá falando do Manuel Mann, da Salete lemos ou dos comentários?

9:26 AM  
Blogger Filipe Trielli said...

Porque eu concordo com você. A respeito dos três.

9:27 AM  
Anonymous Anônimo said...

É após ler uma série de comentários como este que vejo que o país não tem jeito mesmo, aqui seria melhor escrever "geito". Salvo alguns comentários corretos os demais são sarcásticos ou até inusitados. Como é que podemos desejar justiça, ordem, segurança e saúde quando ao sermos defendidos por jornalistas como o Sr. Bóris Casoy ou a Sra. Salete Lemos se alguém posta isto em um Blog? Realmente "Cada povo tem o governo que merece!" como bem disse Joseph De Maistre.

9:32 AM  
Anonymous Anônimo said...

Cuma?

3:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pelo amor de Deus!!! Que só escreva quem sabe escrever e que só emita opinião quem detiver conhecimento do assunt.

10:32 AM  
Anonymous Anônimo said...

Nossa! A carga de nacionalismo fascista de alguns comentários me enoja. Alguém pode me dizer o que é verdade? Algum comentário imparcial. Por favor...

2:22 PM  
Anonymous Anônimo said...

A SALETE SÓ DISSE VERDADES E TEM GENTE QUERENDO BOTAR PANOS QUENTES.
DESCULPE A RIMA.
QUANDO É QUE VAMOS LEVAR ESSE PAÍS A SÉRIO.

11:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

Que preconceituoso seu ódio contra o PT e contra o presidente.
Acho que vc deveria ser demitido para renovar a equipe deste blog, que está ultrapassada desde 2005.

3:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

A questão dos comentários da jornalista Salete Lemos e sua demissão da emissora TV Cultura são duas coisas irrelevantes! O que realmente importa é que a jornalista proferiu um desabafo sobre o iriquecimento ilícito dos bancos e sobre a atual ação iniciada pela Defensoria Pública da União! Bem, ainda acho que o discurso está bem atual na conjuntura em que foi proferido!

11:01 AM  

Postar um comentário

<< Home