segunda-feira, 25 de setembro de 2006

Teológicas

Rodopia dervixe, rodopia. Rodopia...
Tô rodopiando...


Entretanto (uh!, sempre quis começar um texto com “entretanto”), hoje em dia tenho a impressão de que ateísmo é caipirice, filistinismo. Sei, sei, alguém aí que me conhece há de dizer: “Mas, cara, cê sempre disse que é agnóstico!”. Sou, mas não por minha vontade. Deixei-me levar pela razão e afoguei qualquer possibilidade da experiência mística. Mas a questão aqui não é metafísica. É estética. Pode reparar: os ateus são muito, mas muito cafonas. Acho que só perdem em cafonice para aquelas pessoas que dizem: "Eu não acredito num Deus, eu acredito numa coisa superior, sabe, numa energia..."

***

Há alguns anos, posso dizer que quase, quase rodopiei feito um dervixe em êxtase místico ao ouvir órgão e cantos gregorianos na Basílica Nossa Senhora da Assunção, Igreja de São Bento (não foi a Missa em Si, de Bach, tocada na Basílica de São Pedro, no Vaticano, mas quebrou um galhão). Encantado, saí do templo e fui direto ao Café Girondino, do outro lado do Largo do São Bento, saborear a experiência mística entre pasteizinhos, chopes, amiguinhas e amiguinhos. Lá pela décima caldereta, já totalmente confiado aos prazeres da carne, proferi tal qual Santo Agostinho em meio à orgia: AGORA NÃO, SENHOR!

***

E cá estou, amargando, ainda, a paz da minha descrença...

3 Comments:

Blogger Daniel Galli said...

No trabalho, me chamam de caipira. Agora posso dar uma nova conotação a esse adjetivo e ficar feliz com isso. Sou caipira, mesmo. E gosto de ser assim. Sou cafona e feliz. Mas o que é filistinismo? É chique ser ignorante?

9:02 AM  
Blogger Taturana Pai said...

"Filistinismo" nem existe no nosso léxico. Eu inventei. Mas vem de filisteu: que ou aquele que é ou se mostra inculto e cujos interesses são estritamente materiais, vulgares, convencionais; que ou aquele que é desprovido de inteligência e de imaginação artística ou intelectual(© Houaiss).

Viu, papudo, como não é chique ser ignorante?

1:40 PM  
Anonymous Anônimo said...

Agora, sim, eu sou uma cafona feliz, descobri que sou simplesmente atéia. O Michaelis confirma, olha só:

ag.nós.ti.co
adj. Relativo ao agnosticismo. S. m. Partidário do agnosticismo.

ag.nos.ti.cis.mo
s. m. Filos. Qualquer doutrina que afirma a impossibilidade de conhecer a natureza última das coisas.

a.teu
adj. 1. Diz-se daquele que não crê em Deus. 2. Próprio de ateu. S. m. Indivíduo ateu. Fem.: atéia.

E taí o Luiz Luiz Tatit para me confortar:

só eu que sei, eu que vivo
o tempo todo comigo
o tempo todo, não digo
mas o bastante pra me reconhecer

11:23 AM  

Postar um comentário

<< Home