segunda-feira, 23 de outubro de 2006

XUXU VAI TOMAR NO C...


Sem me prender às falcatruas e xirimbambas jurídicas do nosso querido presidente Luiz Inácio, tentarei dizer porque escolhi o candidato que escolhi.

Com uma coisa todos concordam: a vida política não é das mais cândidas. Uma grande parte do congresso está lá para conseguir vantagens - seja grana, imunidade, lobby ou "puderrr".

Mas não nos prendamos ao congresso. Quem já precisou de um funcionário público (sem contar os do poupa tempo) sabe o que a estabilidade no emprego causa. Uma pessoa que tem a tranqüilidade de não ser mandada embora dificilmente será uma pessoa eficiente (ainda mais no país do "meu pirão primeiro"). Imagine-se num dia de ressaca numa segunda-feira com o saco na lua chegando no trabalho. Aquele trabalhinho burocrático te esperando... Até o mais CDF dos CDF's deixaria as coisas pra amanhã, depois, depois de depois... A estabilidade só tem sentido numa constituição traumatizada como a nossa. Porque pessoas que trabalham em qualquer empresa estão sujeitas a mudanças de diretoria ou de presidência. Por quê o funcionário público não? Porque eu tenho que pagar por um funcionário protegido se EU mesmo não tenho essa proteção?

Pois então. Se todos concordam que o Estado é ineficiente, corrupto e burocrático, porque somos contra as privatizações?

PRIVATIZAÇÃO! O palavrão da moda! O Lula diz que privatização é "coisa do mal"! Quer dizer então que é melhor o governo administrar nosso dinheiro?

Menos estado, mais livre iniciativa. Isso se chama liberalismo. Sou neoliberal sim. Muita gente nem sabe o que é liberalismo. Mas odeia o FHC porque é neoliberal. O PT, como sempre, fez uma ótima propaganda de endemonização da palavra. Aliás a esquerda é craque nisso. Veja o Wilson Simonal: ficou no ostracismo menos pelo que realmente fez, mais por patrulha ideológica estúpida. A boa e velha patrulha ainda está no ar. O que eu mais ouço por aí é que político é tudo igual, que é tudo ladrão. Aí você concorda e fala: então vamos tirar as empresas da mão dos políticos. Aí o cara fala: tá louco? Vender o Brasil!? Dilapidar o patrimônio!?
Peraí. Não entendo. Dilapidar o patrimônio é deixar empresas darem lucro e pagarem impostos? Ou pagar 40% de carga tributária e não enxergar nenhum de retorno?
Dilapidar o patrimônio é manter as empresas na mão de um governo ineficiente, corrupto e burocrático. Dilapidar o patrimônio é continuar pagando por empresas que não tem compromisso com o lucro pois o estado vai sempre estar lá amamentando os seus queridos mamutes.
O Alckimin diz que é contra a privatização. Por isso eu voto nele. Político é tudo igual. Eu sei que ele tá mentindo.

O PT tem uma aura de "pai dos pobres". A gente já não viu esse filme? Populismo é coisa antiga. Mas o que me assusta é que tem gente bem informada que conhece o mínimo de história que está caindo nessa conversa mole. O que o PT e o PSDB investiram em projetos sociais é equivalente (não é chute, é pesquisa em várias fontes inclusive sites do governo e revistas com visões diametralmente opostas), mas o PT vestiu a camisa de que alimentou o povo. Ora, o que alimentou o povo foi a estabilidade. O que alimentou o povo foram 4 anos de paz econômica mundial. E os projetos sociais de ambos os partidos.

As reformas da previdência, tributária já estavam em pauta há mais de oito anos. Mas só p PT as aprovou. Agora eu me pergunto: porque o mesmo PT barrou as mesmas reformas (com mudanças insignificantes) quando era oposição? Isso é um partido que quer o bem do Brasil?

Aumentar o salário mínimo é lindo. Mas a previdência é uma bomba relógio prestes a explodir. Se a gente ignorá-la hoje, vamos ter sérios problemas num futuro próximo. É meio que nem o efeito estufa. Cedo ou tarde a gente vai ter que encarar. Mas nosso presidente quer ajudar os pobres. E quem é contra o aumento do salário mínimo também é "do mal". E assim a gente vai indo. Até a bomba explodir.


CORRUPCÃO:
Essa nem Freud explica...


Voto no Alckimin por que o PSDB é liberal e o PT é estatal. O PT tem o pior da direita (corrupção, política monetária conservadora, populismo, uma quedinha pro totalitarismo) e o pior da esquerda (corrupção, estado forte, populismo, uma quedinha pro totalitarismo)
É por isso que meu voto é Alckimin. Não é por paixão (afinal é difícil se apaixonar pelo Xuxu). Paixão e mitologia fazem mal ao voto.

Além disso Xuxu é uma rima ótima para o caso dele fazer merda.