quinta-feira, 16 de novembro de 2006

Cinema Nacional? Pega no meu pau!

Cinema nacional é ruim. A gente sempre dá aquele desconto: "É bom... prum filme nacional até que é legal." Pois é.
Eu sou absolutamente contra o cinema nacional. O fato de os filmes serem péssimos já seria o suficiente para isso. Mas o pior de tudo é que grande parte dos filmes são feitos com dinheiro público. Quer dizer, eu pago por filmes que não assistiria nem de graça.
Mas vamos deixar esse assunto mais abrangente. Pra quê um Ministério da Cultura? A única coisa que eu vejo de útil num ministério da cultura seria a preservação do patrimônio histórico. Sim, porque, quem disse que os discos, livros e filmes que se beneficiam de verbas públicas são bons? Quem julga o que é bom ou ruim? O Gilberto Gil e seus aspones petistas? Quer dizer que a nossa cultura está nas mãos de um partido que tem como presidente um semi-alfabetizado? E mesmo que tivesse nas mãos de um intelectual. Como é que alguém pode dizer o que eu devo ou não assistir/ouvir?
Por essas e outras, criei a campanha "Cinema nacional? Pega no meu Pau!!". Quem falou que o cinema está melhorando? Antigamente pelo menos tinha mulher pelada e palavrão pra caralho. Hoje só tem miséria e comedinha tipo Terça Nobre. É Toni Ramos e Daniel Filho ou cabrinha manca passeando pelo deserto. "Você viu que linda a fotografia?"
Diretor brasileiro acha que filme americano é coisa do Demo. Que Hollywood é pobre. Tudo bem que Hollywood tenha produzido "O Poderoso Chefão", "Laranja Mecânica", "Cidadão Kane", "Manhattan", "Casablanca", "Noivo Neurótico Noiva Nervosa", "Crepúsculo dos Deuses", "Cantando na Chuva" e "Férias Frustradas em Las Vegas" e "Rambo 2- A missão".
Bom mesmo é cinema iraniano. E tome cabrinha manca andando no deserto. Clang Clang clang.
Não dá mais pra pensar: "Pra um filme nacional até que tá bom". O filme tem que ser bom e acabou. E eu não estou falando de pirotecnia e sim de roteiro e direção.
Não preciso dizer que há exceções. Posso citar citar aqui "Cidade de Deus", "A pessoa é pra o que nasce", "Estamira", "Ilha das Flores" e "Fabricando Tom Zé" (a maioria documentários onde roteiro e direção tem um papel diferente dos filmes de ficção). Não sei quais deles foram feitos com dinheiro público mas, mesmo gostando desses filmes, não acho que o governo deveria ter pago pela sua produção. Simplesmente porque não acho que qualquer patrulha cultural seja interessante. Cultura tem que ser viva, dinâmica, provocativa. É tão ruim uma banda de pagode fabricada por uma gravadora quanto um filme bom financiado pelo governo. Ambos estão impondo seus produtos (cada um com seus motivos) com a diferença que a gravadora usa o dinheiro dela e o governo usa o nosso. Enquanto nosso pensamento continuar estatizado, enquanto a cultura for tratada como algo quem vem das academias, dos governos e não da sociedade, a gente vai continuar assim: Clang Clang clang.



Que saudade dos palavões
e das mulheres peladas

9 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Sempre leio esse blog por causa dos posts impagáveis seus, do Daniel, do Léo e do Luigi, porque mais ninguém escreve aqui. Agora a Nati. Tá indo bem, menina! Mas uma vez disse pro Filipe que sempre acessava e ele me cobrou comentários. Não fazia porque não achava necessário. Talvez preguiça. Bom Filipe, depois dessa metralhadora de desaforos à nossa querida gestão Nine Fingers I- a escolha dos ministérios -, não pude me conter e terei que descordar parcialmente do seu post. Eu digo parcialmente porque também odeio o nosso querido Bob Marley brasileiro, sua gestão como ministro, e seus discos recentes. Mas o ponto nem é esse. É cinema. O cinema brasileiro tem seus muitos pontos positivos. E não é por causa do seu dinheiro ou por causa do Babuíno Gil. Você generalizou muito. Talvez até porque não tenha assistido muitos filmes brasileiros. Talvez até porque tenha apenas assistido os filmes da Xuxa e da Angélica além dos citados. O que importa mesmo, é que eu quero que você assista aos filmes Amarelo Manga, Tolerância, Crônicamente Inviável, O invasor, e, se quiser mais sugestões, me mande um email! Blé! emaildogus@gmail.com. Você está abordando um viés diferente para cada análise! Está dizendo que os brasileiros são ruins por causa do Tony Ramos e das cabrinhas, e que os hollywoodianos são bons por caus de laranja mecânica e etc...Partindo do princípio que hollywood também produziu clássicos como Titanic, não tenho mais o que comentar nesse post. Um abraço do seu querido amigo!

Jujubinha!

Eu não estou bravo, só peguei um ódio! Raivinha fudida!

2:38 AM  
Blogger Filipe Trielli said...

Querido Jujubinha,
O ponto é o seguinte:

1. Eu gosto do Gil como Artista até hoje. É como diz a velha canção de Caymi: "Gil/Gilberto Gil/ Grande compositor/Ministro Imbecil"

2. Tenho assistido a muitos filmes Brasileiros (muito mais do que eu gostaria), mesmo por que é o meu trabalho. Vamos colocar assim: eu sou contra a Coca Cola, mas tomo no mínimo uma por dia.

3. Eu gosto dos filmes da Xuxa e da Angélica.

4. Amarelo Manga é o típico filme cabrinha no deserto: fotografia linda. O Invasor eu não vi, mas vou fazer esse esforço por você. Os outros... só se eu conseguir um piratão, afinal eu já paguei pela produção deles mesmo.

5. E mais importante de tudo: Titanic não foi produzido com dinheiro público. Esse é o ponto.

10:16 AM  
Blogger Filipe Trielli said...

Baideuei,
Gostei do comentário extra-large.

10:16 AM  
Blogger Daniel Galli said...

Eu gosto muito do Claudio Mamberti.

1:24 PM  
Blogger Daniel Galli said...

Eu gosto muito do Claudio Mamberti.

1:24 PM  
Blogger Daniel Galli said...

Puxa! Eu gosto mesmo do Claudio Mamberti.

10:59 PM  
Blogger cris lima said...

Amarelo manga e tolerância são uma merda. Não perca seu tempo!!

11:32 AM  
Anonymous Anônimo said...

voce que so pensa que o cinema brasileiro so deve ter mulher pelada é um punheiteiro, um recalcado que não consegue efetivar -se carnalmente com mulheres, e só consegue vitulamente. Deve ficar na internet so pra se marturbar.
Ate o seu nome é virtual

3:11 PM  
Anonymous Anônimo said...

merda é vc sua cris de merda, va comer merda sua porca

3:13 PM  

Postar um comentário

<< Home