sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Manual de Renovação Para Condutores - Uma lição de vida





Eis aqui a primeira frase do Manual de Renovação Para Condutores:

"Vivemos, como na Guerra do Vietnã, por exemplo que perdurou durante muitos anos, e, computou um total de 50.000 mortes aproximadamente." (sic)

Fui obrigado a ler esta pérola da literatura educativa brasileira para renovar minha carteira de motorista. Como sou um cidadão CDF e um eterno curioso a respeito da burocracia brasileira, resolvi não fazer como todo mundo. Não paguei a ninguém para ter minha carteira sem precisar fazer o exame de renovação. Por causa dessa minha morbidez, tive que estudar o incrível "Manual de Renovação Para Condutores" (com voz de locutor e eco no final).
Durante essa aventura, não conseguia fazer nada exceto me perguntar quem foi o gênio que escreveu isso?
Fico procurando nos créditos os nomes de Graham Chapman, John Cleese, Terry Gilliam, Eric Idle, Terry Jones e Michael Palin. E então me deparo com o seguinte diagrama:



Um silvo breve: Atenção siga!
Dois silvos breves:
Pare!

Três silvos breves:
Acenda a lanterna!
Um silvo longo: Diminua a marcha
Um silvo longo e um breve: Trânsito impedido em todas as direções
Três silvos longos: Motoristas a Postos! (!!!???)

Eu não saberia o que fazer se ouvisse três silvos longos.

Nessa aventura descobri que uma via de trânsito rápido é "aquela caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções de nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível". (Entendeu, ô bagual?)
Também descobri que "as pessoas são diferentes das outras, por isso sentem, vêem e reagem de maneiras diversas. Tudo isso, porque cada um teve uma educação, vivência e cultura diferente. Sem contar também com a personalidade de cada um."
(Ahhh, Tá. Nunca tinha reparado nisso. Achei que os homens eram todos guais. Não é isso que diz a contituição?)
E mais! Descobri que "as frases mais faladas hoje em dia são:
-Estou atrasado
-Desculpe mas estou com pressa
-O meu sistema nervoso está abalado
-Estou estressado
-Cheguei atrasado porque peguei um enorme trânsito."

É daí pra baixo.

Certa vez alguém disse que para saber se a cozinha de um restaurante é limpa, você deve ir ao banheiro. Se ele estiver em ordem há uma grande chance da cozinha ser limpa. A lógica disso é: se o banheiro, que é algo que está a mostra, for sujo, a cozinha, que está mais escondida, também será.
Pois se o manual, que foi feito pra gente usar, é tosco assim, imagina como é a cozinha!

No fim do dia, antes de dormir, dou uma última olhada no manual para fazer a prova no dia seguinte e me deparo com esta ilustração:




Foi aí que eu tive certeza. Nossas leis e regras são mesmo escritas com a supervisão do Monty Python. Então eu virei e dormi.

33 Comments:

Anonymous Anônimo said...

"Agora eu não pergunto mais aonde vai a estrada"

9:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

"Milhões de buzinas tocando sem cessar"

9:34 PM  
Anonymous Anônimo said...

"Entre no meu carro e na estrada de Santos,voce vai me conhecer melhor"

9:40 PM  
Anonymous Anônimo said...

"Quer andar de carro velho,amor?"

9:45 PM  
Anonymous Anônimo said...

"Mais veja quem chegou de repente,Roberto Carlos com seu novo carrâo."

9:51 PM  
Anonymous Anônimo said...

"Meu mustang cor de sangue,meu corcel cor de mel"

10:14 PM  
Anonymous Anônimo said...

"Se sento no meu carro e a solidâo me doi"

10:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

"Meu carro é vermelho,só uso espelho pra me pentear"

10:23 PM  
Anonymous Anônimo said...

"Sob meus pés os caminhões"

10:27 PM  
Anonymous Anônimo said...

vc foi atravessar a São João, vem um carro te pega e te pincha no chão ...

1:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

juntos um video cassete, juntos nós compramos dois Del Rey e um Chevette ...

1:07 PM  
Anonymous Anônimo said...

"Que todo jovem queira ter seu automóvel"

6:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

Me disseram que ela foi vista com outro, num fuscão preto pela cidade a rodar

6:32 PM  
Anonymous Anônimo said...

"Entrei na rua augusta a 120 por hora"

9:15 PM  
Anonymous Anônimo said...

"Meu calhambeque bibi,quero buzinar meu calhambeque".

9:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

"Minha brasilia amarela está de portas abertas"

9:22 PM  
Anonymous Anônimo said...

"O sinal,vai abrir,vai abrir".

9:28 PM  
Anonymous Anônimo said...

"Vidal e sua moto tambem foram para a capital"

10:32 PM  
Anonymous Anônimo said...

"Na boléia do caminhão"

10:40 PM  
Anonymous Anônimo said...

"Farois baixo, parachoque duro"

10:45 PM  
Anonymous Anônimo said...

"On the road"

1:26 AM  
Anonymous Anônimo said...

"Terra em Trânsito"

1:37 AM  
Anonymous Anônimo said...

"Morreu na contrmão atrapalhando o tráfego"

1:43 AM  
Anonymous Anônimo said...

"Entrei na rua Augusta a 120 por hora / botei a turma toda do passeio pra fora / fiz curva em duas rodas sem usar a buzina / parei a quatro dedos da vitrina... Legal!”

2:21 AM  
Anonymous Anônimo said...

Êpa! Opa! Essa letra aí de cima é minha!

2:35 AM  
Anonymous Anônimo said...

"Pra ter fon fon trabalhei, trabalhei"

2:46 AM  
Anonymous Anônimo said...

"Solto a vóz nas estradas, já nãoquero parar"

2:53 AM  
Anonymous Anônimo said...

Vi carros triunfais... troféus...
Pérolas grandes como a lua...
Eu vi os céus! Eu vi os céus!

3:26 AM  
Anonymous Anônimo said...

"Ei irmão,vamos seguir a pé.
O carro já enguiçou,
Só anda de marcha ré."

3:53 PM  
Anonymous Anônimo said...

"Oh,Lord,won´t you buy me a mercedes bens?
My friends alldrive porsches".

4:09 PM  
Anonymous Anônimo said...

"Por isso eu corro demais,corro demais,só pra ti ver ,meu bem"

7:16 PM  
Anonymous Anônimo said...

"O sinal está fechado para nós,que somos jovens"

11:26 PM  
Anonymous Anônimo said...

"Vou de taxi,voce sabe,estou morrendo de saudade"

1:13 AM  

Postar um comentário

<< Home