domingo, 7 de outubro de 2007

Só aborrecimentos em Taiwan


Saudações a família dos aborrecidos.

Como começar a contar dos meus aborrecimentos made in Taiwan? Tenho que me certificar que não são nada falsificados.
Sabe, pequenos detalhes que geram aqueles grandes e enormes aborrecimentos. Às vezes, prefiro ter um filho redundância do que um filho viado. Mas na maioria das outras vezes, prefiro ter um filho viado que um filho barata. Estas filhas da puta estão em todo lugar desta ilha. Para a alegria de Buda, adotei a política de não matá-las. Apenas quando dão o ar da graca em meu quarto, neste caso, medidas agressivas sao necessárias.
Tem aborrecimentos tão absurdos que demoro um tempo pra digerir. Nesse meio tempo a gente ri (eu e meu português).
Quando cheguei deste lado do mundo e dei meus primeiros passos fora do aeroporto, fui surrada pelo ar abafado. Nao entendi o propósito da calça jeans neste lugar.
Logo no primeiro almoço com o Rotary clube, percebi que não existe tradução em mandarim para 'educação na mesa'. Aqui, tem-se uma liberdade pra falar com comida na boca e fazer o barulho que quiser. E se quiser arrotar, não há problemas, arrote! É engraçado ver as pessoas arrotando naturalmente em farmácias, salas de aula e escritórios. E todos seguem o seu dia, como se ninguem tivesse feito nada fora do comum. Um barato! Dona Neide e dona Nancy entrariam em colapso.
Aqui é tudo apertadinho. Entre uma esquina e outra, sempre vê-se um templo. Na parte velha das cidades, as ruas são estreitas e os prédios sem elevadores. Eu moro num destes. Quando cheguei com minhas duas malas de 32kg, minha host mãe pegou a bolsa da minha mão e falou: 'ok, to esperando você lá em cima. 4º andar'. Cheguei com a primeira. Suando como cavalo, depois de dois dias de aviões e aeroportos, sem banho.Tomei ar na descida. Merda! Lembrei, a segunda mala quebrou na viagem. Pois esta, custou um pouco mais da minha força intelectual. Posso dizer que tudo correu bem.
Agora, os aborrecimentos são aqueles corriqueiros do cotidiano. Ja conquistei o uso livre da maquina de lavar roupa. Na minha escola, um amigo crente me descobriu sem religião. Quer me pregar a biblia todo dia.
Descobri a maneira de burlar o metrô, para dias sem dinheiro.
No escritório da host mãe, onde passo as manhãs, um senhor vem todo dia bater um lero comigo. Ele fala um inglês duro e difícil de entender. Muitas das coisas que conta não tem sentido algum. Outro dia me explicou que precisamos nos vestir bem pra ir ao teatro. E sempre me conta a história de quando viu um 'wei ka pam tok' (mendigo) trablhando na rua. Me explica que existem 5 maneiras de atuar neste caso. Ontem, quando finalmente perguntei quais são as tais maneiras, o cara as esqueceu! Depois de pensar um pouco com os lábios apertando a lingua fora da boca, lembrou de 4. Conforme foi me falando, ele mesmo avaliava se era uma boa ou nao.
-Jogar pedra. (não boa)
-Matar. (não boa)
-Levá-lo pra casa (boa!)
-Enxotar o mendigo (so so)
Vou filmar uma destas conversas para entenderem o tipo de loucura de que estou falando.
Comida quando tem gosto, é um gosto rançoso. Tudo tem textura de papinha de nenê, é meio branquelo e tem porco.
Nunca tinha tido frieira. Aqui, duas vezes.

Na rua, chamo atenção por não ter cabelos lisos e pretos, ou olhos puxados. Cada pessoa doida que para pra conversar comigo.

Às vezes saio andando pelo meu quarteirão pra bater um papo em chinês. Saio perguntando 'o que é?' ou 'quanto custa?'. Na maioria das vezes não entendo a resposta. Mas sempre tomo um cha com a família dona da loja e tenho uma conversa de sorrisos.
Adoram Karaokê. Tenho tomado aulas de canto toda semana com velhinhas taiwanesas. Um absurdo! Tambem quero filmar uma aula. Quando vejo tomo mundo desafinando junto, perdendo o tempo separado, e tentando imitar o vibrato exagerado da professora, demoro a acreditar que é de verdade.
Experiências malucas! Quando cheguei tudo parecia um filme. Mas, agora, acho que estou me acostumando.

Estou feliz!



Preciso partir. Filipe, primo, coloque os acentos neste texto, por favor? Não tenho este luxo aqui.
Sinto saudades, claro.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Rhaissa,voce é muito louca meu

6:16 PM  

Postar um comentário

<< Home