quarta-feira, 6 de junho de 2007

Beatles Again


A propósito do post do Chico (Comemoração de 40 Anos de "Sgt Pepper"...), concordo com quase tudo o que foi dito. Em setembro de 2006 comentei aqui sobre o assunto, quando o disco "Revolver" fez 40 anos. Taí pra quem quiser reler.

9 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Pô, não sabia que o Revólver era de 1996. Por isso que eu sempre o achei tão atual...

12:56 PM  
Blogger Manuel Mann said...

Este comentário foi removido pelo autor.

3:08 PM  
Blogger Manuel Mann said...

Este comentário foi removido pelo autor.

3:24 PM  
Blogger Manuel Mann said...

Não liga, Luigi. Na nossa idade, já meio avançada, esses lapsos de tempo acontecem a torto e a direito -- a gente começa a ficar mais ou menos como o Billy Pilgrim, personagem do Kurt Vonnegut em "Matadouro 5".

Outro dia mesmo, lá na livraria do nosso Big Joe Tahan, um filisteu habitué da casa estava comentando o último filme do Altman, "O Último Show - A Prairie Home Companion", que ele não entendeu direito, e disse que gostaria muito de conhecer os "filmes velhos" dele, como "Nashville".

Imagine, chamar "Nashville" de velho. "Nashville" é de 1976. E 1976 foi ontem. Lembro perfeitamente de assistir ao filme no glorioso Comodoro Cinerama, com a minha prima Silvana, e depois voltar a pé até o antigo apartamento do meu primo, no Largo do Arouche.

Minha vontade era dizer para o palhaço que filme velho é "O Cheiro do Ralo", e que não existe nada mais jovial e atrevido no cinema americano do que o cinema do Altman -- e também o do Paul Thomas Anderson, o do Wes Anderson, o do David O. Russelle o dos Irmãos Coen, claro, para mencionar alguns discípulos dele, todos na ativa.

Mas achei melhor deixar isso de lado, e permanecer quieto. Até porquê se o filisteu assisitir "Nashville", provavelmente não vai entender nada.

Além do mais, embarcar numa polëmica dessas exigiria de mim uma atitude professoral, e eu dou aula apenas 2 dias por semana.

Por dinheiro, não por vocação. Tô fora!

3:33 PM  
Blogger Tuca said...

Gente, vocês estão me deixando preocupado! Eu adoro o Sgt Pepper's e acho o Altman um porre (com o agravante de se achar um gênio...).

Sinto o aborrecimento galgar a Escala Milton em ritmo acelerado!

9:28 PM  
Blogger Taturana Pai said...

Pronto, ô anônimo, já arrumei a lambança da data.

Tuca, também gosto muito do Sgt Pepper´s. Só acho que o Revolver é subestimado.

2:32 AM  
Blogger Filipe Trielli said...

Então vamos organizar:
- Sgt. Peppers é ótimo.
- Revolver é melhor.
- Altman é superestimado (concordo com o Tuca). Mas já fez bons filmes.

Todos de acordo?

8:35 AM  
Blogger CHICO MARQUES said...

Todos de acordo

2:05 PM  
Blogger CHICO MARQUES said...

Menos em relação ao Altman, claro.

Até o filme mais chulé dele me satisfaz.

Adoro aquela coisa de todo mundo falar ao mesmo tempo o tempo todo nos filmes dele.

Adoro aquelas câmeras que, depois de algum plano sequëncia absurdo, sempre fecham em algum detalhe bem cinico,

E adoro os nomes dos personagens dos filmes dele. O do detetive/segurança completamente atrapalhado interpretado por Kevin Kline no recente "A Prairie Home Companion" é um achado: Guy Noir. Já o do "super detetive extra-cool de San Francisco" interpretado por Michael Murphy em "Voar É Com Os Pássaros" é Frank Shaft. E o do cantor de country-rock leve e totalmente decompromissado com tudo e todos, interpretado por Keith Carradine em " Nashville", é Tom Frank -- dois prenomes, sem sobrenome.

E por aí vai...

2:20 PM  

Postar um comentário

<< Home