segunda-feira, 8 de outubro de 2007

O Heraldo exagerou: "1972" pode ter defeitos, mas não é constrangedor.


Luigi, o filme é bem legal, pode acreditar.

Honesto, verdadeiro, e bem intencionado. Como, aliás, tudo que a Ana Maria Bahiana e o Zé Emílio Rondeau fizeram em suas longas carreiras como jornalistas da cena pop.

Assisti novamente há pouco, e gostei tanto que estou preparando uma cópia caseira dele antes de devolver para a locadora.

Aquela coisa do garotão do filme ser "estranhamente responsável" em relação à escola onde estuda é tipica de gente criada no subúrbio. Ele é de Realengo, longe pra caralho. Natural que ele não tenha a "nonchalance" do pessoal da Zona Sul do Rio.

Além do mais, ele é o Rondeau. E a namorada dele é a Ana Maria. E a história é meio verídica, só alguns fatos foram mudados em nome de algumas conveniências narrativas.

Fora isso, os detalhes de "1972" são primorosos, a reconstituição de época, perfeita, o Lúcio Mauro Filho está a cara do Luis Carlos Maciel, e o papel do Tony Tornado é surpreendente.

E tem ainda a Dandara Guerra, linda filha do Ruy Guerra com a Claudia Ohana, que é muito interessante, em todos sentidos -- a danada tem o porte físico da mãe, a cara (e os olhos azuis) do pai, e o jeito delicado, mas afirmativo, da Ana Maria Bahiana naquela época.

"1972" é o nosso "Almost Famous". E tem a leveza e a delicadeza dos filmes do Domingos Oliveira.

Eu gostei bastante. Recomendo.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Chico, não vi o filme, mas concordo antecipadamente com você. Tanto que vou procurar nas locadoras da vida.Agora, aqui pra nós, a Ana Maria tá com um "porte" de "senhôra" da cacete, né? O que não é o caso do Rondeau.

4:19 PM  
Anonymous Anônimo said...

É Fidalgo, foram aqueles anos todos circulando pelos bastidores de Hollywood. Se ela tivesse ficado só na cena musical com certeza estaria bem mais hip, e sem esse jeito de "senhôra". Mas -- quer saber? -- continuo perdidamente apaixonado por ela, mesmo depois de todos esses anos. Musa é sempre musa.

4:42 PM  

Postar um comentário

<< Home