Manual de Renovação Para Condutores - Uma lição de vida
Eis aqui a primeira frase do Manual de Renovação Para Condutores:
"Vivemos, como na Guerra do Vietnã, por exemplo que perdurou durante muitos anos, e, computou um total de 50.000 mortes aproximadamente." (sic)
Fui obrigado a ler esta pérola da literatura educativa brasileira para renovar minha carteira de motorista. Como sou um cidadão CDF e um eterno curioso a respeito da burocracia brasileira, resolvi não fazer como todo mundo. Não paguei a ninguém para ter minha carteira sem precisar fazer o exame de renovação. Por causa dessa minha morbidez, tive que estudar o incrível "Manual de Renovação Para Condutores" (com voz de locutor e eco no final).
Durante essa aventura, não conseguia fazer nada exceto me perguntar quem foi o gênio que escreveu isso?
Fico procurando nos créditos os nomes de Graham Chapman, John Cleese, Terry Gilliam, Eric Idle, Terry Jones e Michael Palin. E então me deparo com o seguinte diagrama:
Um silvo breve: Atenção siga!
Dois silvos breves: Pare!
Três silvos breves: Acenda a lanterna!
Um silvo longo: Diminua a marcha
Um silvo longo e um breve: Trânsito impedido em todas as direções
Três silvos longos: Motoristas a Postos! (!!!???)
Eu não saberia o que fazer se ouvisse três silvos longos.
Nessa aventura descobri que uma via de trânsito rápido é "aquela caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções de nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível". (Entendeu, ô bagual?)
Também descobri que "as pessoas são diferentes das outras, por isso sentem, vêem e reagem de maneiras diversas. Tudo isso, porque cada um teve uma educação, vivência e cultura diferente. Sem contar também com a personalidade de cada um."
(Ahhh, Tá. Nunca tinha reparado nisso. Achei que os homens eram todos guais. Não é isso que diz a contituição?)
E mais! Descobri que "as frases mais faladas hoje em dia são:
-Estou atrasado
-Desculpe mas estou com pressa
-O meu sistema nervoso está abalado
-Estou estressado
-Cheguei atrasado porque peguei um enorme trânsito."
É daí pra baixo.
Certa vez alguém disse que para saber se a cozinha de um restaurante é limpa, você deve ir ao banheiro. Se ele estiver em ordem há uma grande chance da cozinha ser limpa. A lógica disso é: se o banheiro, que é algo que está a mostra, for sujo, a cozinha, que está mais escondida, também será.
Pois se o manual, que foi feito pra gente usar, é tosco assim, imagina como é a cozinha!
No fim do dia, antes de dormir, dou uma última olhada no manual para fazer a prova no dia seguinte e me deparo com esta ilustração:
Foi aí que eu tive certeza. Nossas leis e regras são mesmo escritas com a supervisão do Monty Python. Então eu virei e dormi.